O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata), que completará 82 anos em novembro, evitou se aprofundar sobre sua capacidade para um 2º mandato na Casa Branca durante o 1º debate da corrida presidencial de 2024, promovido pela CNN. O democrata preferiu destacar suas realizações como presidente com o intuito de mostrar que está apto para continuar no cargo.
Biden mencionou que já foi o político mais jovem e que agora é o mais velho na história dos EUA. Se reeleito, terminaria seu mandato aos 86 anos.
O ex-presidente Donald Trump (republicano) voltou a questionar a capacidade de Biden para governar por causa de sua idade (81 anos) e lembrou dos testes cognitivos que fez como presidente, desafiando Biden a fazer o mesmo. “Eu fiz 2 testes cognitivos e fui muito bem” disse o republicano, que tem 78 anos, sem especificar quais testes fez.
“Acabei de ganhar 2 campeonatos de clube [de golfe], nem mesmo na categoria sênior. Para isso, você precisa ser bastante inteligente e bater a bola longe”, continuou.
Durante o debate, Trump repetidamente afirmou que o presidente era “incapaz” de participar do evento. Há registros em vídeo de várias situações constrangedoras em que Biden tropeça, demostra fragilidade ou até lapsos de memória. Reportagem recente do Wall Street Journal entrevistou dezenas de pessoas e relata que o presidente do país costuma cochilar durante reuniões.