O desempenho do democrata Joe Biden foi o destaque do 1º debate presidencial das eleições americanas, realizado na 5ª feira (28.jun.2024) pela “CNN”. Ele debateu por 90 minutos com seu opositor, o republicano Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos gaguejou, não conseguiu completar sentenças e pareceu divagar em diversos momentos.
Segundo o jornal “Axios“, a performance levou integrantes do partido democrata a discutirem abertamente a possibilidade de substituir o chefe do Executivo por um candidato mais jovem neste pleito.
Ainda que esteja participando dos debates de pré-campanha, Joe Biden ainda não é o nome oficial do partido para as eleições presidenciais. Esse só será decidido depois da Convenção Nacional Democrata, realizada em agosto. O presidente tem prioridade por ter ganhado as primárias eleitorais, mas pode ser substituído.
O caminho mais fácil para uma substituição de Biden seria sua desistência. No entanto, o presidente diz não ter pretensão de ficar de fora do pleito, conforme afirmou um conselheiro do chefe da Casa Branca à “CNN“.
Outra via seria o partido Democrata optar pela nomeação aberta na convenção. Segundo o jornal “Politico“, o processo não é considerado há décadas. A alternativa requer que os delegados dos Estados em que Biden venceu desconsiderassem os resultados das primárias locais e dessem seu voto a outro candidato.
Neste cenário, os democratas teriam algumas opções para suceder a Joe Biden. A vice-presidente Kamala Harris é uma das mais cotadas. Outros 4 também são cotados.
Conheça os possíveis nomes:
Kamala Harris
A vice-presidente tem 59 anos e foi a 1ª mulher negra a ocupar o cargo nos Estados Unidos. Nascida na Califórnia, ela foi senadora pelo Estado de 2017 a 2021. Antes, foi Procuradora-geral e distrital. Mesmo sendo a escolha mais óbvia para substituir Biden, ela tem tido problemas com baixas taxas de aprovação e pouco se destaca durante a gestão.
Gretchen Whitmer
Tem 52 anos e é governadora de Michigan. Antes, deputada e senadora estadual. Ela tem se destacado pela defesa do aborto seguro, da proteção dos direitos civis das pessoas LGBTQIA+ e de medidas de segurança contra armas. Em 2020, foi cotada para ser vice de Biden.
Gavin Newsom
Tem 56 anos e é governador da Califórnia. Antes, foi prefeito de São Francisco, uma das maiores cidades do Estado. Ele é considerado uma opção para as eleições de 2028. Newsom tem ganhando mais notoriedade nos Estados Unidos, especialmente depois de seu bom desempenho em um nacional contra o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, em novembro de 2023.
JB Pritzker
Tem 59 anos e é governador de Illiois. É um empresário bilionário. Em 2023, lançou um grupo nacional sem fins lucrativos para o financiamento de medidas pelo aborto legal nos Estados Unidos.
Pete Buttigieg
É o mais novo da lista. Aos 42 anos, é secretária de Transporte dos Estados Unidos. Antes, foi prefeito de South Bend, em Indiana. Foi pré-candidato à Presidência dos EUA em 2020.