O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata), sinalizou nesta 6ª feira (28.jun.2024) que não deve desistir de sua candidatura à reeleição. A ideia ganhou força depois de o democrata ter um desempenho considerado ruim pela imprensa norte-americana e por integrantes de seu partido em debate contra o ex-presidente Donald Trump (republicano).
Em evento de campanha na Carolina do Norte, entretanto, Biden, de 81 anos, disse que sabe “como fazer esse trabalho” e reconheceu não ser um homem jovem, mas afirmou que sabe como “dizer a verdade”
“Eu não ando tão fácil quanto andava, eu falo não tão suave quanto eu falava, eu não debato tão bem quanto antes, mas eu sei como dizer a verdade. Eu sei o que é certo e o que é errado. Eu sei como fazer esse trabalho. Sei como fazer com que as coisas sejam feitas“, disse.
Durante o embate com Donald Trump, a idade avançada do democrata aparentou impactá-lo. Em diversos momentos, parecia estar divagando. Também estava com uma aparente irritação na garganta que o fez tossir e pigarrear várias vezes.
Em outros momentos, travou e não conseguiu finalizar pensamentos, como quando tratou do Medicare e imigração.
DEBATE FRAGILIZA BIDEN
Pesquisa feita pela CNN mostra que 67% dos eleitores consideram Trump o vencedor do 1º debate presidencial em 2024, enquanto 33% afirmam que Biden se saiu melhor.
O levantamento foi encomendado ao SSRS (redefining research). Foram entrevistados 565 eleitores registrados. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Eis a íntegra da pesquisa (PDF– 401 kB, em inglês).
Segundo informações do jornal Axios, o desempenho de Biden levou integrantes do partido Democrata discutirem abertamente a possibilidade de substituir o chefe do Executivo por um candidato mais jovem neste pleito.
Joe Biden ainda não é o nome oficial do partido para as eleições presidenciais, mesmo que esteja participando dos debates de pré-campanha.
Leia mais: