O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passou o fim de semana com sua mulher e filhos em Camp David (residência oficial rural no Estado de Maryland) depois que seu fraco desempenho no debate presidencial de 5ª feira (27.jun.2024) culminou numa onde de críticas por parte da imprensa internacional e despertou preocupação em integrantes do Partido Democrata.
Segundo o New York Times, os familiares pediram para que o Biden permaneça na corrida eleitoral. Alguns chegaram a se oferecer para ajudar mais ativamente na campanha.
“Uma das vozes mais fortes que imploraram a Biden que resistisse à pressão para desistir foi seu filho Hunter Biden, a quem o presidente há muito se apoia para obter conselhos”, diz o jornal norte-americano.
Ainda de acordo com a reportagem, Biden estuda formas de tranquilizar os integrantes do Partido Democrata e acalmar os ânimos da mídia.
“Biden tem solicitado ideias de conselheiros sobre como proceder, e sua equipe tem discutido se ele deve dar uma entrevista ou se defender e mudar a narrativa, mas nada foi decidido ainda”, afirma o Times.
Desde o debate, jornais como Guardian e Wall Street Journal vem pressionando para que Biden desista da corrida eleitoral e seja substituído por outro candidato democrata, principalmente por causa de sua idade (81 anos). O presidente, o mais velho a ocupar o cargo na história, terá 86 anos no fim do mandato, caso seja reeleito.
Segunda pesquisa divulgada pela CBS News, o número de leitores que querem que Biden seja substituído por outro candidato também cresceu para 72% depois do debate. Em fevereiro, eram 63%.
Debate fragilizada Biden
Durante o embate com Donald Trump na 5ª feira (27.jun), Biden aparentou divagar várias vezes. Com a voz rouca por causa de uma gripe, pigarreou e tossiu em diversos momentos. Também teve dificuldades para formular e completar frases com clareza. O desempenho do democrata foi alvo de memes na internet.
Assista a momentos em que o democrata trava durante o debate:
#Debates2024 This was savage. I walked by the TV and all I heard was: pic.twitter.com/juc9eJolm0
— nik t. hatziefstathiou (@nikthehat) June 28, 2024
Biden INCOHERENTLY struggles to make a point about rape and abortion, Trump DESTROYS him:
“There are many young women murdered by the same people he allowed across the border” pic.twitter.com/uOTdaV3YDr
— Vince Dao (@VinceDaoTV) June 28, 2024