O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a deputada da Assembleia Nacional da França Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional, direita) depois de lembrar de todas as vezes que perdeu a eleição presidencial. Disse que sua hora de vencer as eleições “está chegando”.
“A Le Pen, na França, depois de ela e o pai dela [Jean-Marie Le Pen] perderem tanto, está chegando para ela. Tem que teimar, lutar, brigar, e fazer as coisas certas”, disse em entrevista à Rádio Princesa nesta 2ª feira (1º.jul.2024).
Le Pen já perdeu 3 vezes a eleição presidencial, inclusive para o atual presidente Emmanuel Macron. É filha do líder da direita radical, Jean-Marie Le Pen. Ele foi candidato à Presidência da França 5 vezes (1974, 1988, 1995, 2002 e 2007).
A direita francesa saiu vitoriosa no 1º turno das eleições para a Assembleia Nacional, a Casa Baixa do Parlamento, no domingo (30.jun). O RN (Reagrupamento Nacional, direita), partido de Marine Le Pen, e seus aliados tiveram 33,2% dos votos, segundo projeção do Le Monde. As urnas fecharam às 20h (15h no horário de Brasília).
LULA E ELEIÇÕES MUNICIPAIS
O chefe do Executivo disse ainda acreditar que “a hora” de seu candidato do PT à Prefeitura para o município de Feira de Santana (BA), Zé Neto (PT-BA), “vai chegar”, assim como chegou para ele, depois de tentar 3 vezes. Zé Neto já perdeu 5 eleições.
“Eu acho que o dia do Zé Neto vai chegar. Eu tenho certeza. Vai chegando um momento em que as pessoas começam a falar: ‘poxa, esse cara é teimoso, esse cara gosta de brigar, é tinhoso”, disse o presidente.
Para o presidente, Zé Neto é uma figura importante para a sigla, e tem noção de que não é fácil vencer uma eleição, e é “preciso muita dedicação, muita andança, bater muita palma na frente da casa das pessoas, conversar com elas, tirar dúvidas, que um dia vai chegar”.