Direita na França diz que dará futuro “às crianças brancas”

Durante as eleições antecipadas na França, um cartaz eleitoral do partido da direita francês Parti de la France, divulgado pelo candidato Pierre-Nicolas Nups, provocou polêmica. O pôster, apresentando um menino loiro de olhos azuis sob o slogan “vamos dar um futuro às crianças brancas”, foi denunciado ao Ministério Público em 25 de junho pelo prefeito de Neuves-Maisons, Pascal Schneider, por supostamente incitar ódio racial.

O cartaz, exposto em locais públicos, incluindo escolas, provocou repúdio entre os moradores. Schneider criticou a mensagem veiculada, considerando uma “provocação à discriminação, ao ódio ou à violência de natureza racista“. Em resposta, o Parti de la France substituiu os cartazes por outros com mensagens anti-imigração, segundo informações da Agence France-Presse.

O incidente destaca a crescente polarização na política francesa, marcada pela ascensão de partidos de direita, como o RN (Reagrupamento Nacional), liderado por Marine Le Pen. A sigla foi a mais votada no 1º turno das eleições, no domingo (30.jun), com 34% dos votos.

O percentual pode dar ao partido 297 das 577 cadeiras. Ou seja, um número maior que a maioria absoluta, de 289. O total é necessário para que o partido possa indicar o nome do seu candidato ao cargo de primeiro-ministro. Jordan Bardella, de 28 anos, é o favorito.

Um 2º turno de votação será realizado em 7 de julho em distritos eleitorais onde nenhum candidato obteve mais de 50% no 1º turno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.