A administração de Javier Milei transformou a agência estatal de notícias Télam em mídia de publicidade e propaganda do governo argentino. Com a medida, que foi publicada no boletim oficial de 6ª feira (28.jul.2024), a Télam passará a se chamar Agência Estatal de Publicidade (Agencia de Publicidad del Estado Sociedad Anónima Unipersonal). Eis a íntegra do boletim (PDF – 170 kB, em espanhol).
A decisão foi criticada por várias entidades, incluindo o Sipreba (Sindicato da Imprensa de Buenos Aires) e trabalhadores temporários agrupados sob o nome Somos Télam.
Os grupos descreveram as ações do governo como um “ataque à liberdade de expressão” e se comprometeram a lutar para “defender os empregos e o papel social dos meios de comunicação públicos que este governo pretende destruir”.
Em março, o governo da Argentina já havia anunciado o fechamento da agência pública de notícias do país. Na ocasião, durante discurso do presidente Javier Milei na abertura das sessões ordinárias do Congresso, ele declarou que a estatal “tem sido utilizada nas últimas décadas como agência de propaganda kirchnerista”.
A mudança faz parte de uma “nova abordagem estratégica da sociedade” delineada pelo governo Milei, com o objetivo de alinhar as atividades da agência com os da comunicação do Estado, conforme o boletim publicado.
O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Ardoni, afirmou no X (ex-Twitter) que a “Télam como conhecemos deixou de existir”.