Embaixador russo nega que Trump acabe com a guerra em 1 dia

O representante da Rússia na ONU (Organização das Nações Unidas), Vassily Nebenzia, afirmou à jornalista nesta 2ª feita que “a crise ucraniana não pode ser resolvida em 1 dia”. A fala é uma resposta à campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O político norte-americano afirmou diversas vezes que, caso eleito, resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia em 1 dia. As informações são da AP News.

Durante o debate presidencial entre Trump e Joe Biden no dia 27 de junho, o representante do partido Republicano afirmou que “se nós [EUA] tivéssemos um presidente de verdade, um presidente que soubesse, que fosse respeitado pelo Putin … ele nunca teria invadido a  Ucrânia”

Nebenzia disse que a guerra poderia ter terminado em abril de 2022 quando líderes da Ucrânia e Rússia se encontraram em Istambul, na Turquia, e o acordo de paz estava “muito perto” de ser feito. O representante russo, culpou os aliados da Ucrânia por bloquearem o acordo de paz e convencerem Kiev de continuar lutando contra a Rússia. 

Em junho a Ucrânia organizou uma conferência com mais de 50 chefes de Estado e cerca de 100 delegações para discutir um tratado de paz. A Rússia não participou do evento. Na entrevista, Nebenzia disse que Volodymyr Zelensky “está correndo por aí com seu chamado plano de paz que, com certeza, não é um tratado de paz, mas uma piada”

Para o russo, não é possível iniciar a discussão com o tratado de paz apresentado por Zelensky e disse que ele precisa ser mais “realista” e entender a evolução do conflito. Quanto mais difícil é a situação no território ucraniano, mais difícil será a diplomacia para terminar a guerra, disse Nebenzia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.