A InDrive está com uma nova plataforma: um software voltado para o setor de logística. O serviço de delivery direcionado para empresas de pequeno a grande porte pretende facilitar as operações de entregas do mercado B2B (mercado de negócios realizados por empresas para outras empresas).
A vertical estava em fase de teste desde setembro de 2023 e começa a operar no setor de forma definitiva nesta 4ª feira (3.jul.2024). Em maio, ainda em processo de experimentação, o serviço registrou 17.000 entregas em 4 cidades brasileiras.
Assim como o aplicativo de caronas, o software vai funcionar como uma plataforma de gerenciamento de entregas para empresas que ofertam e as que precisam realizar o serviço. Ambos os empreendimentos vão precisar passar por uma aprovação da Indrive, a fim de receber um diagnóstico logístico para definição de demanda e agenda.
É pela plataforma, depois do cadastro, que será possível acompanhar os perfis de entregas diárias e realizar a negociação de valores, combinada entre as partes. O diretor de Relações Governamentais da marca, Carlos Nishikawa, contou ao Poder360 que já há empresas cadastradas para operar.
Podem se inscrever na nova plataforma serviços de entrega por moto, carro ou caminhão. A entrega pode se tratar de documentos, objetos, produtos em gerais ou móveis, por exemplo. Pessoas físicas não terão acesso a esta nova solução.
“A gente entende que viver só de corridas é um pouco arriscado no mundo digital. A gente tem que estar sempre se reinventando, testando. Queremos virar um centro onde haja demanda e oferta, por isso estamos fazendo as verticais crescerem“, contou Nishikawa.
A InDrive deve expandir o novo serviço a partir de parcerias com empresas que já atuam no setor e precisam só gerenciar as entregas. A marca entraria, neste caso, com o software como meio de operação.
Pessoa física
A InDrive tem expandido seus serviços para além de um aplicativo de carona e, por isso, também investiu nos últimos anos em verticais para pessoas físicas. O diretor de Relações Governamentais contou ao Poder360 que o objetivo final da empresa é se tornar um “super aplicativo” de soluções.
Atualmente, no mercado de pessoas físicas, a empresa tem:
- serviço de carona;
- serviços gerais, como eletricista ou diaristas, por exemplo;
- serviços autônomos, como babá, contadores, advogados, por exemplo;
- serviços de entrega;
- serviços de aluguel de equipamentos.
Nishikawa diz que, neste caso, microempreendedores e pessoas físicas que prestam serviços podem utilizar a plataforma como meio de divulgação e gerenciamento das atividades. Se trata de uma negociação direta entre o empreendedor e a pessoa física. Formato diferente da nova plataforma, que se dá no caminho entre a empresa que precisa realizar uma entrega e a que tem insumos para ofertar o serviço.
Sobre a InDrive
- data de fundação: no Brasil desde 2018;
- sede: Mountain View, Califórnia (EUA)
- número de pessoas cadastradas na plataforma: 8 milhões de usuários brasileiros.