Vinte governadores democratas demonstraram apoio à candidatura do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, depois de uma reunião na noite desta 4ª feira (3.jul.2024) na Casa Branca, em Washington D.C. As informações são do New York Times.
Depois mais de uma hora de conversa, descrita como “franca”, os governadores afirmaram que seguem favoráveis à tentativa de reeleger o democrata, de 81 anos, apesar das preocupações com uma possível vitória do ex-presidente Donald Trump (republicano).
A reunião foi uma tentativa de acalmar os ânimos do partido depois da repercussão negativa do 1° debate presidencial contra Trump na 5ª feira (27.jun). Desde então, as especulações sobre um possível substituto para o democrata começaram a surgir.
“O presidente é nosso candidato. O presidente é o líder do nosso partido”, disse o governador de Maryland, Wes Moore. Segundo ele, Biden “deixou muito claro que está comprometido em vencer”.
O governador do Havaí, Josh Green, que participou da reunião virtualmente, afirmou que Biden assegurou não ter planos de desistir da reeleição.
“Ele foi honesto ao admitir que estava exausto no dia do debate”, disse. “O presidente demonstrou clareza e foco durante nossa reunião, e eu o vi como firme. Acredito que as pessoas precisarão vê-lo pessoalmente e na TV para se convencerem de que ele está preparado. E ele está.”
Green, que também é médico, afirmou ainda que os eleitores terão que escolher entre reeleger “um ser humano decente de 81 anos que pode se cansar” ou “um ex-presidente de 78 anos com traços de personalidade profundos e perturbadores”.
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou nesta 4ª feira (3.jul) que os rumores de que o presidente está considerando se retirar da disputa pela reeleição são “absolutamente falsos”.
Jean-Pierre disse que Biden reconhece ter tido “uma noite ruim” durante o embate contra o republicano. No entanto, afirmou que as pautas do presidente são populares entre os norte-americanos e que ele deseja continuar a defendê-las.