A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), desenvolveu um programa de incentivo aos policiais militares que convencerem usuários de drogas a se internarem.
Os benefícios se baseiam em uma tabela de pontos referentes à rotina do policial a partir do convencimento e do encaminhamento ao centro estadual de tratamento a dependentes químicos na Luz, região central de São Paulo. As informações são da Folha de S.Paulo.
Segundo policiais ouvidos pela reportagem, a tabela de pontos é dividida dessa maneira, tendo em vista que 100 pontos resultam em 1 dia de folga remunerada ao final do mês:
- Abordagens pessoais – 0,20 ponto;
- Condução de usuário para o centro de tratamento estadual – 15 pontos;
- Prisão de procurados pela Justiça – 10 pontos;
- Apreensão de arma longa (um fuzil, por exemplo) – 1.000 pontos.
Iniciado em maio de 2024, o programa da gestão Tarcísio surtiu efeito imediato no volume de internações incentivadas por PMs em São Paulo. A Polícia Militar registrou 44 casos no mês de implantação do sistema, um aumento de 2.100% em relação a abril.
Procurada pelo Poder360, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não negou a existência do programa. Contudo, afirmou que em 2024, policiais passaram por um “trabalho de capacitação para o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, visando contribuir com o processo de requalificação do local [Cracolândia]“.
“Mensalmente, os agentes que participam dessa qualificação recebem R$ 1.200 por meio de uma bolsa financiada pelo Fundo de Incentivo de Segurança Pública do Governo do Estado. O incentivo contribui para a valorização e o reconhecimento do empenho dos policiais que atuam para fortalecer a segurança no centro da capital”, disse o órgão.
Além disso, a nota oficial enviada ao Poder360 afirma que a Instituição apurará as denúncias apontadas pela reportagem.