A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chama a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica” duas vezes na 3ª feira (2.jul.2024). As declarações foram dadas no contexto da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió (AL).
Em entrevista ao comentar a participação feminina na política, a congressista do PL afirmou: “Na Constituinte, a própria secretária da mulher [Benedita da Silva], a Chica, disse o seguinte: que era uma minoria da minoria da minoria as mulheres ali”.
Assista ao (47s):
Na mesma data, em uma live, Zambelli chamou Benedita de “Chica da Silva” depois de reclamar que não pôde falar durante o evento.
Francisca da Silva de Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva, foi uma escrava, posteriormente alforriada.
Assista (40s):
Ainda na 3ª feira (2.jul), Zambelli escreveu em seu perfil do X (ex-Twitter) que se desculpou com Benedita da Silva. Segundo a deputada do PL, foi uma confusão no nome. “A história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação”, disse.
Já Benedita da Silva disse na 4ª feira (3.jul) que as medidas necessárias já estão sendo tomadas em relação à declaração de Zambelli.
Assista (2min14s):
O Poder360 entrou em contato com a deputada Zambelli nesta 5ª feira (4.jul) para obter um posicionamento oficial sobre o 2º momento em que ela chama Benedita da Silva de “Chica”. Entretanto, não houve resposta neste sentido. O espaço segue aberto.
Abaixo, leia a íntegra da nota da deputada Carla Zambelli:
“Na última 2ª feira, a deputada Carla Zambelli equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social, e confundiu o nome da deputada Benedita da Silva. Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita.
“A conversa foi amigável e houve compreensão da situação. Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento. Mais uma vez, Carla Zambelli pede desculpas à deputada Benedita da Silva.
“Por fim, fica o lamento pela parcialidade com que veículos de comunicação tem abordado a situação, pois Zambelli sempre repudiou veementemente atos racistas, como o recente ataque sofrido por seu colega de bancada, Helio Lopes, e que foi ignorado de modo solene por inúmeros canais.”