O presidente dos EUA, Joe Biden, passou por consulta médica dias depois do debate contra Donald Trump, realizado em 27 de junho. A Casa Branca havia negado a informação para jornalistas na 4ª feira (3.jul.2024), mas voltou atrás nesta 5ª feira (4.jul).
Segundo informações do porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, o democrata passou por uma consulta após contrair um resfriado. A confirmação, em entrevista à CNN, veio após a secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, ter negado que o presidente tivesse passado por exames médicos recentemente.
Depois do anúncio oficial, a Casa Branca disse que Jean-Pierre não confirmou a informação por entender que uma consulta é diferente de um exame formal.
O desempenho do atual presidente foi um dos destaques do debate entre os presidenciáveis. Biden gaguejou, pareceu perdido e teve dificuldade para finalizar frases.
A equipe do democrata chegou a atribuir a performance ruim ao fuso horário, tendo em vista que o Biden havia atendido a encontros fora do país. Já durante a fala aos repórteres na 4ª (3.jul), Jean-Pierre mencionou que o resfriado também interferiu.