O atual prefeito de Recife e pré-candidato à reeleição, João Campos (PSB), tem 75% das intenções de voto nas eleições municipais de outubro. Os dados são de pesquisa Datafolha divulgada nesta 6ª feira (5.jul.2024). A vantagem seria suficiente para que ele vencesse a disputa já em 1º turno.
Há um empate técnico no 2º lugar. O ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD) tem 7% das intenções de voto, ante 6% de Gilson Machado (PL) e 3% da deputada estadual Dani Portela (Psol).
Eis os resultados obtidos em um 1º cenário estimulado (sem o deputado Túlio Gadêlha):
- João Campos (PSB) – 75%;
- Daniel Coelho (PSD) – 7%;
- Gilson Machado (PL) – 6%;
- Dani Portela (Psol) – 3%;
- Tecio Teles (Novo) – 1%;
- Simone Fontana (PSTU) – 1%;
- brancos/nulos/nenhum – 5%;
- não sabem – 2%.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha de 2 a 4 de julho de 2024. Foram entrevistados 616 eleitores no Recife. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 4 p.p., para mais ou menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº PE-09910/2024.
Filho de Eduardo Campos (1954-2014), o atual prefeito é um dos nomes cotados para concorrer ao Governo de Pernambuco em 2026. Ele ainda não definiu quem será o vice na chapa.
Campos é do mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e tem uma boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mozart Sales (PT), ex-deputado estadual por Pernambuco e criador do programa Mais Médicos, é uma das possibilidades para compor a chapa. A outra é o ex-chefe de gabinete do prefeito, Victor Marques (PC do B).