A companhia aérea Latam voltou a veicular em seu perfil no X (ex-Twitter) uma peça publicitária para promover a venda de passagens aéreas e diárias de hospedagem com a imagem de uma mulher de biquíni à beira de uma piscina. O post havia sido publicado na plataforma em 22 de abril de 2024 e até a publicação desta reportagem contava com mais de 10 milhões de visualizações.
Veja abaixo a imagem promovida pela Latam:
O Poder360 havia entrado em contato com a Latam na 1ª vez que usaram a imagem, em abril de 2024, para perguntar se o uso de uma mulher de biquíni é parte da estratégia da empresa. Por meio de sua assessoria de imprensa, a companhia aérea tinha respondido que “seu site (www.latam.com) se tornou em 2023 um marketplace, onde o turista pode montar toda a sua viagem reservando hotéis, resorts, ingressos, carros, seguro viagem, além da passagem aérea” e que essa é “a realidade retratada na peça publicitária em questão”. Eis a íntegra da nota (PDF – 1 MB).
A Latam também havia mandado em sua nota imagens de outras campanhas. Afirmou que são para promover o mesmo tipo de produto. A companhia aérea declara que “veicula variadas peças sobre viagem e turismo, prezando sempre pela diversidade e representatividade de pessoas e cenários”. Não houve uma explicação específica, entretanto, sobre a razão pela qual na imagem retratada nesta reportagem há uma mulher de biquíni com uma das pernas esticada na borda de uma piscina. Pelo que está na resposta da Latam, a empresa considera a foto apropriada para indicar diversidade.
O Poder360 voltou a entrar em contato com a Latam para perguntar se a empresa gostaria de se manifestar a respeito do novo post e se mantém a posição enviada em abril. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso enviem uma manifestação.
BRASIL & TURISMO
Os posts da Latam remetem a uma estratégia publicitária muito usada no passado: mostrar imagens estereotipadas do que seria o Brasil, muitas vezes usando mulheres com poucas roupas para tentar promover o turismo.
Há décadas, o Brasil enfrenta dificuldades para divulgar a imagem do país no exterior. Nenhuma das estratégias dos governos brasileiros conseguiu aumentar efetivamente o número de turistas.
A Embratur, agência estatal federal voltada para a promoção do turismo, por exemplo, fazia propagandas do Brasil de forma estereotipada desde a década de 1960. O estudo “A imagem do Brasil no Exterior” (PDF – 3 MB), de Kelly Akemi Kajihara, da USP (Universidade de São Paulo), compilou algumas das publicidades antigas. Veja na galeria abaixo:
O Itamaraty estuda criar uma espécie de “marca Brasil” e associar o selo a ideias de sustentabilidade e de inovação.
“A maioria das pessoas conhece o Brasil por samba, Carnaval, nossa cultura, esporte, por sermos felizes, alegres, pelas nossas praias, pela Amazônia. Mas poucos conhecem […] o potencial de inovação do Brasil”, diz o embaixador Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial e Inovação do Ministério de Relações Exteriores. Ele deu essa declaração em entrevista ao Poder360 em janeiro de 2024.
O Brasil recebeu 5,91 milhões de viajantes de outros países em 2023. Trata-se de um número muito inferior de visitantes ao registrado pelo Museu do Louvre, em Paris, sozinho: 8,9 milhões de pessoas no ano passado.