O Iguatemi e a BB Asset compraram 49,9% do shopping Rio Sul por cerca de R$ 1,1 bilhão, conforme se especulou no mercado. O equipamento está em Botafogo, área nobre da cidade do Rio de Janeiro, e terá perfil voltado para um público de elite, com a venda de produtos de luxo.
Em comunicado (íntegra – PDF – 348 kB), o Iguatemi disse que “após a conclusão da operação e o cumprimento de determinadas etapas”, passará a ser titular de 16,6% do shopping. O BB Assest, de 33,3%. O restante, 50,1%, estará nas mãos da Combrashop (Cia. Brasileira de Shopping Centers).
O acordo prevê que o Iguatemi seja contratado como administrador do Rio Sul. O investimento do Iguatemi na operação será de aproximadamente R$ 360 milhões, sendo 70% do valor à vista e o restante em duas parcelas anuais iguais.
“A oportunidade de investimento no Shopping Rio Sul está alinhada à estratégia do Iguatemi de estar presente nas principais propriedades, nos mercados mais importantes do país, fortalecendo o seu portfólio de ativos”, lê-se no comunicado.
“O seu entorno é altamente qualificado, sendo 81% dos domicílios nas classes A/B e renda média duas vezes maior que a cidade. Dentro de um raio de 5 km, contempla os renomados bairros de Ipanema, Copacabana, Leme, Lagoa, Flamengo e Leblon, além de próximo aos principais pontos turísticos e cartões-postais da cidade”, diz o texto.
“Nos últimos anos, o empreendimento apresentou uma performance financeira robusta, com crescimento anual de 2 dígitos na receita líquida entre 2021 e 2023, fruto de um mix diversificado de lojas, serviços e entretenimento e ótimos indicadores”, completa.