O presidente do Lazio, Claudio Lotito, juntamente com uma equipe de designers e advogados, apresentou um projeto para a reestruturação do Stadio Flaminio (Estádio Flamínio), que está abandonado, em um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, na 2ª feira (8.jul.2024). A informação é do jornal Gazetta dello Sport.
O projeto visa a revitalização do Flamínio, preservando da arquitetura de Pier Luigi Nervi –quem projetou o estádio para os jogos olímpicos em Roma na década de 1960–, a usabilidade esportiva, a função do estádio como um centro de encontro e o respeito pelo meio ambiente.
Uma das propostas mais significativas é o aumento da capacidade do estádio dos atuais 20.000 para cerca de 50.000 lugares, e a construção de uma estrutura ao lado do estádio que protegerá a arquitetura existente. O custo total do investimento é estimado em pelo menos 250 milhões de euros.
“A reunião correu bem, e creio que a administração da cidade compreendeu a seriedade do projeto”, disse Lotito. Ele também afirmou que, embora ainda estejam nos estágios iniciais de discussão, o encontro foi positivo e construtivo.
Nas últimas duas semanas, outros dois projetos foram apresentados: um pelo Instituto Credito Sportivo e outro pela Associação Esportiva Roma Nuoto. Agora, cabe às autoridades de Roma avaliar a viabilidade dos projetos apresentados e decidir quais serão implementados.
Lotito não esconde sua preferência pela realização da visão criada pelos designers do clube, com o objetivo de trazer o Lazio de volta ao Stadio Flaminio.
O projeto do Lazio prevê um espaço aberto à cidade e respeitoso com o ambiente circundante, com o objetivo de fazer do Flaminio um ponto de referência para toda a área, utilizável 365 dias por ano, não apenas em dias de jogo. Os aspectos técnicos serão finalizados até outubro.