O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse nesta 5ª feira (11.jul.2024) que o governo deve receber a validação do TCU (Tribunal de Contas da União) para as “concessões guarda-chuva” de aeroportos em até 3 meses.
A estratégia do ministro, que vem sendo articulada desde o ano passado, consiste em ampliar o contrato de concessionárias de aeroportos grandes, mas incluir a obrigação de investimentos em terminais menos atrativos. Essa é a principal estratégia de Costa Filho para alavancar a aviação regional no país.
Durante participação em um evento realizado em São Paulo, Costa Filho afirmou que existem mais de 60 aeroportos deficitários no país, especialmente na região Norte.
O ministro declarou que o governo precisa olhar para esses terminais que não atraem a iniciativa privada, mas importantes para levar remédios e outras mercadorias para áreas mais afastadas dos centros urbanos.
“Essa é uma agenda que está sendo construída no TCU, está indo muito bem e nós poderemos ter pela 1ª vez um volume de investimentos em quase 80 aeroportos no país, que hoje dão prejuízo ou que não existem. Esperamos que em 2 ou 3 meses teremos essa validação”, declarou costa Filho.
Leia mais: