A primeira-dama Janja Lula da Silva comemorou nesta 5ª feira (11.jul.2024) o que classificou como “grande vitória” para a causa animal na reforma tributária. Em vídeo gravado ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a socióloga disse que foi procurada pela apresentadora Xuxa para que planos de saúde para pets não fossem tributados no projeto.
“E foi muito importante porque ontem a gente conseguiu também incluir uma questão que há duas semanas a gente tem sido procurada por protetores animais, por pessoas ligadas à causa animal. Minha amiga Xuxa me procurou, conversei com o ministro Haddad, o Ministério da Fazenda se movimentou e eu queria que você falasse um pouquinho, Haddad, como que ficou isso na reforma tributária, que foi uma grande vitória para os protetores e para a causa animal”, declarou.
O ministro explicou, em seguida no vídeo, que foi incluído um regime diferente para a área. Sem ser tributado 100%, seguirá a mesma regra de veterinários, com menos impostos. Segundo ele, a mudança veio depois de receber empresários do setor na Fazenda.
Logo na abertura do vídeo, entretanto, a primeira-dama erra a data desta 5ª feira (11.jul). Ela olha para seu relógio inteligente e diz que são 10h30 de 4ª feira (10.jul) e que a reforma tributária foi aprovada “ontem a noite”. O principal PLP (Projeto de Lei Complementar) da tributária foi aprovado na 4ª feira (10.jul).
“Olha só, 10h30 da manhã 4ª feira, ontem a noite foi votada no Congresso a reforma tributária e eu estou aqui com o ministro Haddad, meu amigo, ministro Haddad”, disse.
Assista (4min30s):