A Comissão Europeia acusou nesta 6ª feira (12.jul.2024) o X (ex-Twitter), empresa de Elon Musk, de enganar usuários por meio do uso do selo azul de verificação. Também afirmou que a rede social descumpre as regras de transparência de publicidade. Eis a íntegra do comunicado (PDF–46 kB, em inglês).
As práticas violam a DSA (Lei de Serviços Digitais). Elas fazem parte de uma conclusão investigativa preliminar e a empresa de Musk terá o direito de defesa. Se forem confirmadas, a rede social poderá enfrentar uma multa de até 6% de sua receita anual global.
No documento, a UE indica que, na rede social, “qualquer pessoa pode se inscrever para obter” o status de verificado. Segundo a Comissão, isso afeta a capacidade dos usuários de saber sobre a autenticidade das contas e dos conteúdos com os quais interagem.
O bloco também afirma que há evidências de “atores maliciosos” abusando da conta verificada para enganar os usuários.
Em relação à falta de transparência, a União Europeia diz que o X “não fornece um repositório de anúncios pesquisável e confiável”.
Também afirma que o atual design da plataforma impossibilita a supervisão e o levantamento sobre os riscos causados pela distribuição da publicidade on-line.
A investigação também concluiu que a empresa de Musk não fornece acesso dos seus dados públicos para pesquisadores.