*Por Axel Bruns
Em uma audiência parlamentar austaliana em junho, a Meta mais uma vez sugeriu que poderia banir links para notícias no Facebook e no Instagram na Austrália. Isso repetiria a proibição imposta por mais de uma semana em fevereiro de 2021.
A proibição foi uma resposta à introdução do Código de Negociação de Mídia de Notícias, uma lei australiana destinada a obrigar plataformas digitais a repassarem parte de seus lucros com publicidade para os veículos de notícias.
Uma lei semelhante, baseada nesse código, foi aprovada no Canadá em 2023. Como resultado, as notícias estão bloqueadas nas plataformas da Meta no país desde agosto de 2023.
Isso teve resultados negativos para os veículos de notícias canadenses. Além de não gerar fluxo de receita da Meta para os produtores de notícias, a lei canadense reduziu drasticamente o tráfego de usuários para seus sites proveniente das plataformas de mídia social da empresa.
BANIMENTO NO CANADÁ
O banimento contínuo das notícias no Canadá teve vários efeitos principais. Primeiro, a remoção dos links diretos para artigos de notícias resultou em uma queda nas visitas dos usuários aos sites de notícias. Aqueles que, ocasionalmente, clicavam em um link de notícia em seu feed não podem mais fazê-lo.
Isso afetou especialmente os sites de notícias regionais e locais, que usavam o Facebook como principal fonte de tráfego de audiência. Isso é preocupante, já que tanto as áreas regionais quanto as rurais do Canadá e da Austrália passam por um momento perigoso de se tornarem “desertos de notícias”.
Os veículos de notícias e o público encontraram maneiras de contornar os banimentos até certo ponto. Eles têm utilizado técnicas de contorno, como publicar o conteúdo do artigo sem links ou capturas de tela do artigo.
No entanto, esses truques nunca podem substituir completamente a atenção da audiência que foi perdida. Além disso, as plataformas não ajudam os veículos de notícias a criarem receitas com seus conteúdos (como o tráfego de sites faz por meio de anúncios).
Em vez disso, o principal substituto para a cobertura de notícias no Facebook tem sido discussões políticas que não fazem referência direta para as notícias em que se baseiam. Essa desconexão também abre espaço para a circulação de desinformação.
Em última análise, os usuários das plataformas da Meta que mais sofrem são aqueles que têm menos interesse em notícias e que acreditam que “as notícias encontrarão eles”.
Consumidores de notícias altamente interessados sempre encontrarão as notícias em outro lugar. Aqueles que veem notícias somente quando pessoas em suas redes compartilham reportagens acabarão perdendo e, talvez, nem percebam o que estão perdendo.
NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS
Os usuários estão nessas plataformas por muitos outros motivos além de ler as notícias. A maioria dos australianos, na verdade, não se importa muito com informações jornalísticas.
De acordo com o Relatório de Notícias Digitais da Austrália deste ano, 68% dos australianos evitam ativamente as notícias e 41% sofrem de fadiga de notícias. Depois de anos de reportagens contínuas sobre pandemias, crises ecológicas, violência doméstica, crises financeiras e militares, isso não é surpreendente.
O Código de Negociação de Mídia de Notícias da Austrália foi desenvolvido com uma premissa falha de que as mídias sociais desempenham um papel central como canal para conteúdo de notícias e que o Facebook não seguiria adiante com suas ameaças de banir notícias.
Mas a Meta fez exatamente isso e não mostra sinais de mudar essa abordagem. De fato, mesmo onde não proíbe ativamente o conteúdo de notícias, está reduzindo substancialmente a visibilidade das informações nos feeds de seus usuários.
Isso se dá porque as notícias há muito tempo tendem a ser mais problema para a Meta do que valerem a pena. Não somente por serem um subconjunto minúsculo de todo o conteúdo do Facebook, mas também por gerar uma quantidade desproporcional de infelicidade e controvérsia que requer moderação.
A Meta também sabe que reduzir a visibilidade das notícias em suas plataformas não afeta substancialmente a experiência do usuário. Segundo seus próprios cálculos, apenas cerca de 3% das postagens que os usuários do Facebook veem em seus feeds contêm links de qualquer tipo.
Isso não pode ser verificado de forma independente sem um maior acesso aos dados para pesquisadores do que a empresa fornece atualmente, mas está certamente alinhado com a experiência cotidiana dos usuários comuns do Facebook. Dentre esses 3% de postagens, somente uma fração contém links para fontes de notícias, ainda menos para fontes de notícias australianas.
Nossa própria análise, durante o breve banimento de notícias na Austrália em fevereiro de 2021, mostrou um impacto muito pequeno nos padrões de postagem e engajamento nas páginas australianas do Facebook. Muitos usuários podem nem ter percebido que as notícias de repente haviam desaparecido de seus feeds.
O QUE AUSTRÁLIA PODE FAZER
Em 2021, o banimento de notícias foi temporariamente resolvido com a Meta concordando voluntariamente em fazer pagamentos para alguns poucos veículos de notícias australianos.
Em troca, o então governo de Scott Morrison optou por não “designar” a empresa sob o código de negociação, o que significa que as disposições não se aplicaram às plataformas. Esses acordos estão agora terminando e a Meta já declarou que não tem interesse em renová-los.
Isso dá ao governo de Anthony Albanese a escolha entre aplicar ou não o código, ou permitir que os acordos expirem sem consequências. O último cenário efetivamente eliminaria o Código de Negociação de Mídia de Notícias como uma legislação significativa.
Designar formalmente a Meta para obrigá-la a pagar aos produtores de notícias provavelmente terá efeitos contraproducentes. A empresa norte-americana está construindo um argumento óbvio aqui: se suas plataformas contêm apenas uma quantidade limitada de conteúdo de notícias australianas, por que deveria ser forçada a compartilhar receita com os veículos de notícias?
Tanto no tribunal da opinião pública quanto em quaisquer processos legais que possa enfrentar, tal argumento é considerado altamente persuasivo.
UMA SOLUÇÃO MAIS INTELIGENTE
A mídia de notícias australiana precisa de apoio financeiro, mas o código de negociação sempre foi uma legislação seriamente falha. Deveria ser abandonado na 1ª oportunidade.
Existe uma maneira melhor para o governo Albanese enfrentar o problema real em questão: a receita da mídia.
Atualmente, a maioria dos veículos de mídia de notícias australianos luta para sobreviver. Desde que a mídia de notícias se mudou para o on-line, o público agora espera notícias gratuitas e a maioria dos leitores não está disposta a pagar. Isso deixa muitas publicações sem um modelo de negócio sustentável e precisando de subsídios públicos.
Mas, normalmente, não fornecemos subsídios forçando empresas lucrativas a negociar diretamente com empresas não lucrativas, como faz o Código de Negociação de Mídia de Notícias. É necessário um modelo alternativo.
Uma opção poderia ser usar o imposto corporativo criado pelas plataformas digitais para apoiar o jornalismo de interesse público feito por meio de organizações de mídia australianas. Isso significaria taxar adequadamente e de forma justa as receitas das plataformas em nome dos cidadãos australianos e no interesse nacional.
No entanto, isso também exigiria um quadro de qualidade mais forte para o que constitui jornalismo de interesse público. A última rodada de demissões no jornalismo na Austrália mostra que estamos rapidamente ficando sem alternativas se quisermos sustentar conteúdo de notícias australianas de qualidade e diversificado no futuro.
Texto traduzido por Julianna Valença. Leia o original em inglês.
O Poder360 tem uma parceria com duas divisões da Fundação Nieman, de Harvard: o Nieman Journalism Lab e o Nieman Reports. O acordo consiste em traduzir para português os textos que o Nieman Journalism Lab e o Nieman Reports e publicar esse material no Poder360. Para ter acesso a todas as traduções já publicadas, clique aqui.