O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, concede entrevista a jornalistas nesta 5ª feira (15.fev.2024). Falará sobre a fuga de 2 presos da Penitenciária Federal de Mossoró na 4ª feira (14.fev).
O presídio é um dos 5 de segurança máxima do Brasil –foi a 1ª ocorrência do tipo em uma penitenciária federal na história do país.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça (o Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (o Deisinho), e fazem parte do Comando Vermelho. Eles são do Acre e foram transferidos para o presídio de Mossoró em setembro de 2023.
Assista ao vivo:
Mais cedo, o secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, sugeriu que uma falha nos protocolos de segurança da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) teria possibilitado a fuga.
Também afirmou que a determinação de Lewandowski, depois da fuga, é que o fato se torne “irrepetível” no país. Segundo Garcia, todos os protocolos de segurança serão revisados na unidade de Mossoró e nas demais para evitar que o fato se repita.