A rede de franquias de minimercados autônomos Minha Quitandinha planeja abrir 3 lojas nos Estados Unidos até julho deste ano. A empresa avalia entrar no mercado norte-americano a partir de maio, em condomínios da Flórida.
Nos Estados Unidos, a franquia se chamará “Quick Mart”. “O mercado americano é muito diferente, muito maior. Os condomínios são diferentes. A gente vai começar pela Flórida, que é onde a gente está entendendo melhor o mercado”, disse o CEO da Minha Quitandinha, Guilherme Mauris, de 42 anos, ao Poder Empreendedor.
A empresa já tem 200 lojas implantadas em 21 Estados brasileiros. Os minimercados da marca estão situados principalmente em condomínios. Para 2024, a Minha Quitandinha projeta a abertura de novas 255 unidades. Expansão de 27,5%. Atualmente, 80% das lojas estão no Sul e Sudeste.
“A nossa meta no início das operações era focar no Sul e Sudeste porque para visitar as lojas ficaria mais fácil, mas a partir do ano passado a gente expandiu para todo o Brasil. O nosso foco agora é crescer no Norte e Nordeste”, afirmou Mauris.
Negócio
A Minha Quitadinha foi criado com o objetivo de zerar as taxas pagas por moradores em condomínios. Todo o custo de implementação, o abastecimento e gerenciamento dos minimercados é feito pelos franqueadores.
Para auxiliar nesse processo, a empresa dispõe de um software próprio que ajuda a precificar os produtos, definir margem de lucro do franqueado, controlar o estoque e definir o que deve ser comprado com base em projeções futuras de vendas.
Em média, o condomínio recebe 3% do percentual das vendas por ceder o espaço, mas os valores e condições variam de acordo com cada contrato.
“O condomínio não faz nada. Só cede o espaço. Os franqueados compram os equipamentos, as gôndolas, fazem a montagem junto com o nosso time. Depois o nosso time de marketing faz o lançamento da abertura da loja”, afirmou Mauris.
A marca pode chegar ao condomínio de duas formas:
- franqueados entram em contato com os condomínios e fazem a proposta;
- os condomínios podem solicitar a implementação de uma unidade por meio do site do Minha Quitandinha.
A rede foi criada em 2020 por Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena. Juntos, eles investiram R$ 300 mil para começar o negócio. A marca já recebeu 2 investimentos anjos (2021 e 2023) desde que foi criada. A 1ª captação de recursos foi utilizada para desenvolver o software próprio da empresa.
Setor cresce
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) registra 9 empresas com a proposta de minimercados autônomos. Juntas, as marcas totalizam 1.803 operações no Brasil. No fechamento de 2021, a associação tinha 3 marcas associadas, que somavam 12 operações nacionais. Em 2020, havia só 1 empresa associada, com 10 operações.
Raio-X
- fundação: 2020;
- fundadores: Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena;
- projeção de faturamento em 2024: R$ 38 milhões;
- sede: Balneário Camboriú (SC);
- regime tributário: lucro presumido;
- investimento inicial: a partir de R$ 42 mil (inclui a taxa de franquia + instalação);
- taxa de franquia: R$ 12.000,00 (1ª loja) e R$ 6.000,00 por loja adicional;
- capital de giro: de R$ 5.00 a R$ 11.000;
- taxa de tecnologia: 3%.