Com o objetivo de atender o imediatismo do mercado, a floricultura Giuliana Flores criou um marketplace onde é possível enviar flores e presentes para qualquer região do Brasil. Em 14 cidades, a entrega é em até 3 horas.
Além de flores, também é possível enviar doces, tábuas de frios, semijoias, perfumes, pelúcias e balões. Segundo o empresário e fundador da Giuliana Flores, Clóvis Souza, o maior desafio é vender fora das datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Mulher.
Para impulsionar as vendas, a Giuliana Flores faz permutas, isto é, troca flores e produtos por publicidade em canais de comunicação.
O empresário fez seu relato no PodSonhar, podcast em parceria com o Poder Empreendedor. O estudante Miguel Carvalho e a especialista de marketing Gabriella Azevedo apresentam o programa, exibido toda 3ª feira no canal do YouTube do Poder360.
Assista (44min21s):
“O desafio é sempre o 2º semestre. Vender flor em uma data sazonal é muito fácil. Eu quero ver vender flores fora da data sazonal. O marketing para comprar flores é diferente. Tem que entrar na cabeça das pessoas. Eu tenho parceria com rádio, casas de show, outdoor, relógio da cidade”, disse Clóvis.
Ele disse que 65% do faturamento anual da empresa vem no 1º semestre. De acordo com o empresário, outro desafio do setor é conseguir tráfego. Clóvis afirma que 80.000 pessoas visitam o seu site diariamente.
“O meu produto é muito imediatista. Não há um planejamento para comprar uma flor. Eu acabo salvando a vida dos meus clientes naturalmente. Eu tenho que ser bom na logística, eu tenho que ser bom na forma como a pessoa vai receber o nosso produto”, disse.
Atualmente, há 800 empresas dentro do marketplace da Giuliana Flores. Entre as empresas parceiras, estão Kopenhagen, Sodiê Doces e Giovanna Baby.
“Ser empreendedor não tem zona de conforto. O tempo todo tem que estar de olho. Tem que gostar de resolver problemas”, afirmou.