O relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) em 2023, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), quer que o Congresso realize uma sessão extra na 1ª semana de março para análise dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos da LDO.
Ele enviou um requerimento nesta 3ª feira (20.fev.2024) ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em que pede a realização da sessão. Segundo o pedido de Forte, a análise também se estenderia aos vetos de Lula ao Orçamento de 2024. Eis a íntegra do requerimento (PDF – 217 kB).
Congressistas da oposição e do Centrão estão insatisfeitos com os vetos do presidente da República. Há irritação especialmente com as emendas de comissão, o que levou o governo a iniciar uma negociação com o Legislativo a fim de achar uma forma de recompensar o dinheiro vetado.
Nenhuma solução foi proposta pelo governo, o que faz os congressistas começarem a pressionar ainda mais Pacheco pela derrubada do veto. Como mostrou o Poder360, o Congresso deve derrubar o veto caso o Planalto não apresente uma alternativa nos próximos dias.