O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para fortes temporais no Sudeste a partir desta 4ª feira (31.jan.2024). A previsão é de que a chuva caia em um curto período de tempo, com a possibilidade de ser acompanhada por raios, rajadas de vento e queda de granizo em parte de Minas Gerais e São Paulo e no Rio de Janeiro.
Regiões de Minas Gerais (sul, oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro) e de São Paulo (norte, leste, Alto Paranapanema e Vale do Ribeira), além do Rio de Janeiro, estão com alerta vermelho para esta 4ª feira.
O alerta de “perigo” abrange também Estados do Nordeste, como Maranhão, e do Norte, como o Acre. Áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo também têm previsão de chuvas.
Nessas regiões, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O acumulado de chuvas pode chegar a 60 milímetros por hora e 100 mm/dia e os ventos intensos, a 60-100 km/h.
“As instabilidades atmosféricas esperadas para as regiões sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas”, diz o boletim do Inmet. A previsão é de que as chuvas persistam até, pelo menos, a próxima 6ª feira (2.fev.2024).
Na capital paulista, a temperatura deve oscilar entre 19ºC e 29ºC, e são esperadas pancadas de chuva no local. A tendência é a mesma no litoral norte e na Baixada Santista.
Na capital mineira, muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas devem vir acompanhadas de uma máxima de 29ºC e mínima de 19ºC. No Rio de Janeiro, a previsão de chuvas é a mesma, com uma temperatura que pode variar entre 32ºC e 23ºC.