O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse nesta 4ª feira que os encaminhamentos da reoneração da folha de pagamentos e do Perse estão “basicamente resolvidos” e devem ser anunciados nesta semana.
Randolfe participou de um almoço com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) para tratar da agenda econômica do governo no Congresso.
“O encaminhamento do governo vai ser muito pautado e baseado na relação de respeito com o presidente Rodrigo Pacheco. Acredito que ainda nesta semana o governo vai anunciar, oficialmente, através dos ministros Padilha e Haddad, qual será esse encaminhamento. Mas estamos muito próximos”, disse Randolfe.
O senador afirmou que acredita em uma solução tanto para o governo quanto para o Congresso em relação à reoneração da folha de pagamentos dos 17 setores da economia.
O líder do Governo no Senado tem reiterado a intenção de que o fim da desoneração seja tratado fora da MP 1.202 de 2023, via projeto de lei, e ressaltou que a mudança deve ficar apenas para 2025.
Perse
Randolfe afirmou que o ministro Haddad vai apresentar os dados referentes ao Perse até 1º de março. O Ministério da Fazenda tem sinalizado irregularidades no programa emergencial do setor de eventos.
Haddad disse no início do ano que o Perse já causou um impacto de R$ 17 bilhões aos cofres públicos somente em 2023, enquanto congressistas e empresários do setor dizem que o impacto foi de, no máximo, R$ 6,4 bilhões.
A relatora do Perse no Senado, Daniella Ribeiro (PSD-PB), pediu à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para que Haddad explicasse esses cálculos, e reiterou que o Perse não acabaria por causa de eventuais irregularidades.