O pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi protocolado na noite de 5ª feira (22.fev.2024) na Câmara dos Deputados. A lista conta com a assinatura de 139 congressistas, que pedem a saída do presidente devido às falas recentes sobre a guerra entre Israel e Hamas. Leia a íntegra (PDF – 1 MB).
Segundo a assessoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que liderou a coleta de assinaturas para o pedido, está previsto na 2ª feira (26.fev) um aditamento no documento porque 4 outros deputados querem assinar o requerimento. São eles: Sargento Portugal (Podemos-RJ); Fernando Giacobo (PL-PR); Lúcio Mosquini (MDB-RO) e Alex Santana (Republicanos-BA).
Leia abaixo a lista com os nomes dos deputados que assinaram o pedido de saída do presidente Lula da Presidência:
Segundo os deputados, Lula cometeu crime de responsabilidade ao fazer comparações entre as ações de Israel na Faixa de Gaza e as ações de Hitler de extermínio aos judeus na 2ª Guerra Mundial –que ficou conhecido como Holocausto.
A oposição cita um trecho do art. 5º, da lei 1.079/50, em que determina os crimes de responsabilidade contra a existência política da União.
O trecho em si diz que é crime de responsabilidade “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
“Isso enseja o pedido de impeachment que estamos apresentando contra o mandatário da nossa nação, que expôs-nos a perigo de guerra, como medida da aplicação da mais inteira e urgente Justiça”, disse Zambelli.