Agricultores protestam em Bruxelas contra medidas ambientais da UE

Agricultores protestaram na Bélgica nesta 2ª feira (26.fev.2024) contra as medidas da UE (União Europeia) para o setor. Durante o ato, os manifestantes colocaram fogo em pneus e, em resposta, policiais dispararam canhões de água para conter as chamas. 

Segundo informações da Reuters, cerca de 900 tratores obstruíram parte das ruas de Bruxelas, sede do bloco europeu. Enquanto isso, perto de onde ocorriam as manifestações, os ministros da Agricultura se reuniam para discutir a crise no setor.

Agricultores de toda a Europa protestam há semanas para cobrar ações para baratear o preços de seus produtos e barrar acordos de livre comércio. Eles argumentam que o alto custo das exigências ambientais somado à concorrência com importações de baixo custo prejudicam os lucros dos produtores locais. 

O encontro entre os ministros da Agricultura focou em um novo conjunto de propostas da UE (União Europeia) para aliviar a pressão sobre os agricultores, incluindo uma redução nas inspeções agrícolas e a possibilidade de isentar as pequenas explorações agrícolas de algumas normas ambientais.

O ministro da Agricultura alemão, Cem Ozdemir, disse que a UE precisa garantir que os agricultores possam ser beneficiados se optarem pela biodiversidade e por medidas verdes. Ele ainda diz que a política existente da União Europeia é um “monstro da burocracia”

Em resposta às manifestações, a União Europeia já reduziu algumas de suas políticas ambientais do Acordo Verde –eliminando, por exemplo, o objetivo de reduzir as emissões agrícolas até 2040. 

A UE também retirou uma lei para restringir o uso de pesticidas e adiou uma meta para que os agricultores deixem algumas terras em repouso para melhorar a biodiversidade.

Veja a seguir vídeos do protesto:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.