O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na 6ª feira (1º.mar.2024) à margem da 8ª Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em São Vicente e Granadinas, no Caribe.
O brasileiro quer obter a garantia do vizinho de que as eleições presidenciais venezuelanas, que serão realizadas em outubro de 2024, serão transparentes, com a autorização de observadores estrangeiros e com a participação de candidatos da oposição.
No fim de janeiro, por exemplo, o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela) confirmou a decisão que proíbe a líder da oposição a Maduro, María Corina Machado, de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos. Na época, o presidente brasileiro se calou sobre a decisão.
Lula também pretende tratar da ofensiva de Maduro para anexar a região de Essequibo, que atualmente está no território da Guiana. O encontro não está confirmado, mas diplomatas dos 2 países estão em contato para tentar viabilizá-lo. Se de fato acontecer, será a 2ª vez que os líderes se reúnem no 3º mandato de Lula.