O exército de Israel informou nesta 2ª feira (26.fev.2024) que atacou o leste do Líbano. A ofensiva foi uma resposta a derrubada de um drone israelense por um míssil do Hezbollah.
Segundo a agência de notícias Reuters, o alvo dos ataques aéreos foi um reduto político do grupo, a 18 quilômetros da cidade de Baalbek, na região do Vale de Bekaa, próximo à fronteira com a Síria.
Fontes de segurança libanesas informaram à agência que 2 integrantes do Hezbollah foram mortos. O grupo respondeu com o lançamento de 60 foguetes contra as Colinas de Golã –área da Síria conquistada por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967.
Também nesta 2ª feira (26.fev), Israel atingiu um carro na cidade de Mjadel, no sul do Líbano, em um ataque separado. Segundo o exército israelense, o alvo era Hassan Hossein Salami, que teria sido responsável por comandar os ataques do Hezbollah.
Os ataques são uma confirmação da expansão do território de combate da guerra entre Israel e Hamas. Em 14 de fevereiro, o sul do Líbano havia sido alvo de disparos das Forças de Defesa de Israel, mas esta é a 1ª vez que o leste entra na mira.