Governo diz que priorizará obras de prevenção a desastres climáticos

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta 4ª feira (31.jan.2024) que o governo priorizará, no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), obras que visem a preservar as cidades contra eventos climáticos extremos. Desde o início deste ano, as fortes chuvas causaram destruição no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Sul

“Conversei com o ministro Rui Costa [Casa Civil], alertando-o que precisávamos iniciar o processo de seleção do Novo PAC pela questão da prevenção. […] Esses eventos climáticos serão cada vez mais frequentes nas nossas vidas. Então, nós precisamos adaptar as nossas cidades e deixá-las preparadas para essa nova realidade”, declarou o ministro a jornalistas.

Jader Filho esteve reunido com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para discutir projetos do Novo PAC e obras para prevenir enchente no Estado.

“Discutimos alguns desses projetos importantes do Rio de Janeiro. Mas também temos projetos de outros Estados. Agora estamos, com a Casa Civil, analisando os projetos”, afirmou.

Jader Filho disse, ainda, que se não houver recursos suficientes para executar os projetos de uma vez, a ideia é faseá-los. “E daí vamos iniciar, obviamente, da parte mais urgente, onde a gente possa mitigar os efeitos para as pessoas”, pontuou.

O ministro tem uma reunião com Rui Costa nesta 4ª feira (31.jan) para tentar avançar na discussão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.