Faustão era o 13º na fila de transplante de rim, diz secretaria

O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, era o 13º paciente na fila de espera de transplante de rim, informou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em nota, na 3ª feira (27.fev.2024). Por ter sido submetido a um transplante de coração há 6 meses, tinha prioridade para realizar o procedimento.

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última 2ª feira (26.fev), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para o procedimento”, disse a secretaria em nota.

Conforme a resolução estadual SS nº 6, de fevereiro de 2019, são critérios de priorização:

  • impossibilidade total de acesso à diálise;
  • pós-transplante de outro órgão;
  • pós-doação renal.

Quando um órgão é disponibilizado para transplante, também é preciso haver compatibilidades genética e sanguínea, e idade compatível entre o doador e o receptor.

CIRURGIA

Na 2ª feira (26.fev), Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de rim em função do agravamento de uma doença renal crônica. O procedimento foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Ele foi internado no domingo (25.fev) para se preparar para o procedimento, depois que a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informou a disponibilidade do órgão. A cirurgia não teve complicações e o apresentador segue em observação.

O retorno ao hospital se dá 6 meses depois de Faustão ter recebido um transplante de coração, em 27 de agosto de 2023. Em 5 de agosto, ele foi internado por insuficiência cardíaca.

O apresentador já teve outros problemas de saúde. Em 2018, passou por uma angioplastia –tratamento para desobstruir as artérias do coração por meio da introdução de um cateter. Também realizou uma cirurgia para colocar um marca-passo em 2020.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.