O funeral de Alexei Navalny, opositor do presidente russo Vladimir Putin que morreu em 16 de fevereiro de 2024, será realizado na 6ª feira (1º.mar.2024) em Moscou.
Segundo publicação da porta-voz do ativista, Kira Yarmysh, no X (ex-Twitter) nesta 4ª feira (28.fev), a cerimônia será na igreja do Ícone da Mãe de Deus, no distrito de Maryino, às 14h no horário local (às 8h, no horário de Brasília).
Yarmysh também afirmou que o corpo será enterrado no cemitério Borisovski. Disse ainda que o funeral será aberto ao público. Ela pediu para as pessoas chegarem cedo.
Em discurso no Parlamento Europeu nesta 4ª feira (28.fev), a mulher do ativista, Yulia Navalnaya, disse não ter certeza se o funeral será pacífico ou se a polícia russa prenderá as pessoas que comparecerem.
Yulia também acusou as autoridades russas de torturar Navalny enquanto ele estava na prisão.
“Sob ordens [de Vladimir Putin], Alexei foi torturado por 3 anos: passou fome até a morte em uma minúscula cela de pedra, foi isolado do mundo exterior e não recebeu visitas, telefonemas e nem mesmo cartas. E então o mataram. Mesmo depois disso, abusaram de seu corpo e de sua mãe”, disse.
Depois que o serviço penitenciário do distrito russo de Yamalo-Nenets, na Sibéria, comunicou a morte de Navalny em 16 de fevereiro, a família do ativista conseguiu acesso ao corpo 7 dias depois.
Os familiares afirmam que a demora se deu porque o governo russo tentou esconder vestígios de assassinato. O Kremlin nega. Segundo o certificado de óbito, a morte se deu por “causas naturais”.