A diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, disse que o Brasil tem sido uma “boa notícia” para a economia mundial por ter se destacado nas projeções de crescimento. Georgieva deu a declaração em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico nesta 5ª feira (29.fev.2024).
Georgieva afirmou que o Brasil tem uma “vantagem” nas questões ecológicas, o que assegura “novas oportunidades” para as indústrias. Ela também elogiou a atuação do BC (Banco Central). A economista está em São Paulo para participar da reunião de ministros das Finanças do G20.
Apesar dos elogios à economia brasileira, a diretora do FMI disse que o atual ritmo de crescimento do Brasil “não é suficiente para a ambição e o potencial do Brasil”. Ela avalia que o país consegue produzir mais alternativas para atrair investimentos, principalmente na área de energia verde.
Segundo Georgieva, é necessário que as economias mantenham “a casa fiscal em ordem” para que os países estejam preparados para enfrentar eventuais novos choques.
Leia outros assuntos abordados na entrevista:
- regime fiscal brasileiro — “No aspecto fiscal, vocês estão muito bem posicionados com um pacote de reformas do governo hoje. E, ao longo dos anos, muito tem sido feito. Mas é claro que o país pode fazer mais, especialmente para atrair capital para investimento”;
- Pix — “No aspecto financeiro, a inclusão baseada na inovação digital é impressionante aqui no Brasil — 85% da população usa o Pix”.