A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta 4ª feira (6.mar.2024), com 49 votos a favor de um total de 58. A composição da Comissão terá 66 deputados e 66 suplentes. Leia a lista completa na íntegra (PDF – 5 MB).
De Toni foi escolhida pelo PL, que reivindicou o comando da comissão nas reuniões de líderes realizadas na 3ª (5.mar) e nesta 4ª (6.mar). Partidos da base do governo não queriam que a congressista assumisse a CCJ por considerarem um “nome mais radical”.
O PL determinou que a indicada seria uma mulher, e argumentou que Caroline de Toni já tem experiência na composição da CCJ. Em 2022, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) presidiu a Comissão, também indicada pelo partido.
O impasse em torno do comando da CCJ e de outras comissões, como a de Educação e a de Saúde, atrasou as reuniões para a instalação e eleição dos respectivos presidentes nesta 4ª (6.mar).
“A partir do momento que uma bancada indica uma parlamentar, tem no mínimo que receber da nossa parte respeito. Você terá todo o nosso respeito, deputada”, afirmou o Líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).