Às vésperas do 1º mês de início da vacinação contra a dengue, só 17% das doses foram aplicados. Desde 9 de fevereiro, quando foi iniciada a campanha vacinal, o Ministério da Saúde distribuiu 1.235.236 doses em 18 Estados e no Distrito Federal. Mas só 209.484 delas chegaram ao público-alvo, crianças de 10 a 11 anos.
Nesta 4ª feira (6.mar.2024), o ministério publicou nota técnica com recomendação de que seja ampliada a faixa etária de destinação do imunizante. A partir da data, as doses deverão se voltadas a crianças e jovens de 10 a 14 anos. A decisão busca “dar maior celeridade” à vacinação, segundo o texto. Eis a íntegra da nota (PDF – 135 kB).
Por ora, não há perspectiva de uma maior ampliação do público-alvo. Segundo a Saúde, a faixa foi definida em acordo com Estados e municípios, por meio do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde). A definição segue recomendação da CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O número de casos prováveis no país em 2024 é de quase 1,3 milhoes. Somente nas últimas 24 horas, 36.608 novas infecções foram registradas. Desde o início do ano, 329 pessoas morreram em decorrência da doença. Considerando só os meses de janeiro e fevereiro, 2024 já é o 7º pior ano em número de casos do vírus desde o início do século.
O Ministério da Saúde divulga diariamente os últimos dados de casos prováveis, mortes em investigação e confirmadas, e o coeficiente de incidência de dengue no Painel de Monitoramento das Arboviroses.