98% das empresas ligadas ao Carnaval do Rio são pequenos negócios

No Rio de Janeiro, 4 em cada 10 empresas ligadas ao Carnaval estão em estágio inicial, isto é, possuem de 3 meses a 3 anos e meio de existência. Outras 38% são empresas já estabelecidas com mais de 3 anos e meio de vida. Os dados são do Sebrae Rio.

Segundo o levantamento, a capital carioca registrava 223,2 mil empresas ligadas a data festiva em 2023, uma alta de 6% em relação a 2022. Desse total, 98% são pequenos negócios: 75% são MEIs, 19% são microempresas e 3% são empresas de pequeno porte.

“Muitos aproveitam esse momento para planejar, investir na festa e aumentar o faturamento no período, além de empresas sazonais enxergarem como uma oportunidade de manter no azul as contas da empresa ao longo do ano”, diz Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio.

A entidade listou estratégias para quem já empreende ou busca entrar no segmento. Leia:

  • invista na tematização criativa do seu espaço físico e virtual;
  • ofereça experiências exclusivas aos clientes;
  • busque parcerias e colaborações inovadoras;
  • invista na sustentabilidade e na responsabilidade social;
  • venda uma história em vez de só produtos e serviços.

Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).

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