A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma registraram um aumento de 200% na venda da vacina Qdenga, contra a dengue. A alta da procura se deu em janeiro. Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registrou um acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue. São 15 mortes confirmadas e 149 em investigação.
Segundo Monika Reis, gerente de Vacinas da Pague Menos e Extrafarma, a empresa acredita que a alta na demanda reflete “um interesse crescente da população na prevenção da dengue”. A vacina custa R$ 363 e pode ser parcelada em 10 vezes.
O imunizante disponibilizado pelas redes protege contra os 4 sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Podem se vacinar pessoas de 4 a 60 anos. A administração é realizada em duas doses, com um intervalo de 3 meses entre elas.
Atualmente, a vacina está disponível em 15 Estados:
- Amapá;
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo; e
- Tocantins.
“Como empresa, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer nossa contribuição para a prevenção e controle da dengue no país, facilitando o acesso à imunização de alta qualidade”, declarou Monika Reis.
Leia também