Diretora da UNE diz que processará a Gol por racismo

A diretora da UNE (União Nacional dos Estudantes), Larissa Vulcão, disse que irá processar a companhia aérea Gol por um suposto caso de racismo praticado por funcionários no Aeroporto Internacional de Brasília na 4ª feira (31.jan.2024). A informação é do jornal O Globo.

“Iremos tomar providências tanto na área cível, para exigir reparação aos danos causados, quanto na esfera criminal, para apurar o cometimento de crimes e responsabilizar aqueles que eventualmente tenham cometido os delitos”, afirmou o advogado de Larissa.

A jovem relatou que já havia passado pela revista de segurança e estava na fila de embarque quando uma atendente da Gol a barrou dizendo que ela carregava “objetos a mais”. Larissa afirma que teria explicado que a caixa que ela levava seria de uma amiga que iria pegar o mesmo voo.

A atendente teria perguntado “quem é sua amiga?” e “de onde se conhecem?”. Larissa teria dito que era uma colega de trabalho. Depois, foi orientada a devolver os pertences à amiga. A diretora teria questionado o comportamento da atendente, mas que teria sido respondida de forma grosseira.

Ela conta na entrevista que, depois de devolver a caixa à colega e voltar à fila, um 2º atendente a teria forçado a escolher entre suas duas malas para o embarque e teria se mostrado impaciente ao ser questionado por ela.

Larissa e as amigas teriam reclamado da situação aos responsáveis que estavam no local, mas teriam sido tratadas com mais grosseria.

Ao Poder360, a Gol disse em nota lamentar o episódio e que “área de atendimento ao Cliente já tentou contato para ouvi-la sobre o ocorrido e até o momento não obteve retorno”.

Eis a íntegra da nota da Gol:

“A Gol lamenta profundamente o sentimento da Cliente durante o embarque do voo G3 2053, que partiu de Brasília com destino ao Rio de Janeiro às 10h45 dessa quarta-feira, 31 de janeiro, e informa que, com total prioridade, a área de atendimento ao Cliente já tentou contato para ouvi-la sobre o ocorrido e até o momento não obteve retorno.
“Sempre que algum de nossos Clientes se sente mal atendido isso incomoda profundamente a todos nós. Possuímos um Comitê de Ética que já está apurando o caso internamente com a seriedade devida. Temos também um Canal de Denúncias ativo e incentivamos que Colaboradores, Clientes, terceiros e investidores o acionem a qualquer momento em que evidenciem ou suspeitem de qualquer comportamento antiético.
“Dispomos de grupos de diversidade e equidade, entre eles o Grupo de Equidade Racial (Cores & Elos), do qual fazem parte Colaboradores que representam vários setores da empresa a serem ouvidos, desenvolvendo ações e metas que dão o direcionamento às estratégias da organização em relação ao tema.
“Por não compactuar com qualquer forma de racismo, a Gol, que já é signatária do Pacto Racial desde 2021, também aderiu em novembro de 2023 ao Pacto Global da ONU e tornou-se embaixadora do Movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil.
“Reforçamos que a nossa prioridade número 1, neste momento, é ouvir a Cliente para esclarecer o ocorrido.”
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