Confiança das pequenas indústrias melhora em 2023, diz CNI

Os pequenos negócios do setor industrial tiveram uma melhora de confiança no 4º trimestre de 2023. Um relatório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica uma alta de 0,7 ponto no Índice de Confiança do Empresário Industrial –que considera as expectativas sobre os empresários do setor.

O indicador subiu para 51,2 pontos nos últimos 3 meses do ano. A métrica varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos apontam uma tendência de confiança no segmento analisado. Eis a íntegra dos dados (PDF – 737 kB).

 

Apesar do aumento na reta final de 2023, o índice está levemente abaixo da média histórica de 52,8 pontos. Leia abaixo como se deu a evolução dos resultados: 

Copyright

Reprodução/Panorama Da Pequena Indústria da CNI

SITUAÇÃO FINANCEIRA

O levantamento também mediu a situação financeira dos pequenos negócios da indústria. O resultado para o 4º trimestre de 2023 aumentou em 0,8 ponto percentual –passou de 41,4 pontos no trimestre anterior para 42,2. 

O índice é calculado com base em 3 fatores: margem de lucro operacional, situação financeira e acesso ao crédito. 

O resultado pode ser considerado positivo por estar acima da média histórica de 38,4 pontos. 

O resultado se explica, segundo a CNI, por causa de “uma menor insatisfação com a situação financeira e uma percepção menos negativa das dificuldades de acesso ao crédito”.

Copyright

Reprodução/Panorama Da Pequena Indústria da CNI

São considerados pequenos negócios da indústria aqueles que empregam de 20 a 99 trabalhadores. 

A análise considera alguns fatores próprios da indústria, como volume de produção e utilização do potencial de produção a partir da capacidade da fábrica. Também leva em conta os empregos criados pelo setor. Na prática, quanto maior o desempenho, melhor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.