Lula indica ex-chanceler ligado ao PSDB para Apex em Bruxelas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta 2ª feira (5.fev.2024) com o ex-ministro da Justiça e de Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira, 78 anos, no Palácio do Planalto. O presidente decidiu indicar o ex-chanceler para comandar o escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Bruxelas, na Bélgica.

O encontro não havia sido registrado nos compromissos oficiais do presidente até a publicação desta reportagem. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o diretor de gestão corporativa, Floriano Pesaro, também participaram do encontro.

“Em uma importante colaboração para fortalecer a imagem brasileira no cenário do comércio internacional, o ex-chanceler e ex-ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira foi convidado pelo presidente Lula como ‘Head of Strategic Affairs’ [chefe de assuntos estratégicos, em português] do escritório da agência em Bruxelas”, anunciou a ApexBrasil em sua página do X (antigo Twitter).

Ex-deputado federal e ex-senador pelo PSDB por São Paulo, Nunes foi também o titular da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) (1995-2003), de novembro de 2001 a abril de 2002. Depois, comandou o Itamaraty na gestão de Michel Temer (MDB) (2016-2019), de março de 2017 a janeiro de 2019.

Nunes, Viana e Pesaro se reuniram ainda com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ao qual a agência está vinculada.

Copyright

O vice-presidente Geraldo Alckmin (ao centro) em reunião com o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira (à esquerda, mais próximo a Alckmin), o diretor da APexBrasil, Floriano Pesaro (à esquerda) e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana

“Estamos felizes em poder contar com toda a experiência para o nosso #TimeApex. Com uma vasta bagagem política e expertise em relações exteriores e comércio internacional, ele terá entre suas missões consolidar a imagem do Brasil na região”, escreveu a ApexBrasil.

A indicação de Nunes para o cargo já era aventada desde abril de 2023, quando Viana o convidou para o posto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.