O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta 4ª feira (7.fev.2024) que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil pode ultrapassar a casa dos 2% em 2024. A estimativa oficial da autoridade monetária é de um crescimento de 1,7%.
O mercado e organismos internacionais esperam um crescimento menor. A expectativa do setor é uma elevação de 1,5% do indicador na comparação anual.
“Pode ser um pouco acima de 2%? Pode”, declarou Campos Neto no evento Blue Connections, do site Meio e Mensagem, em São Paulo.
A expectativa é que o PIB brasileiro tenha crescido 3% em 2023. O resultado foi impulsionado por uma supersafra recorde do agronegócio ao longo do ano.
O agro deve ter um crescimento menos acelerado em 2024. O presidente do BC afirmou que isso não necessariamente significa um resultado ruim, somente menor que o do ano anterior.
Segundo Campos Neto, os resultados para a economia dependerão de fatores externos e internos. Mencionou o controle da inflação às metas estabelecidas e a evolução da economia chinesa. Deu destaque à importância do equilíbrio fiscal nas contas públicas.
“É importante termos uma meta fiscal. É importante que o governo tente perseguir a meta, ainda que seja difícil. Vemos que o governo está fazendo uma força”, declarou.
A equipe econômica de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu zerar o deficit do Brasil em relação ao PIB em 2024. Na prática, a gestão do petista precisa cortar gastos e aumentar a arrecadação.