O Brasil pode chegar à marca de 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, estima a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. Segundo ela, a expectativa é distribuir a vacina contra a doença para 100% das 521 cidades consideradas prioritárias até o final de março.
“Estamos vendo uma antecipação de casos que não tínhamos visto nas outras epidemias de dengue. Em geral, o crescimento de casos são no fim de março e começo de abril, mas começamos a ver já em janeiro”, disse Ethel Maciel.
Goiás e o Distrito Federal receberam as doses contra a doença destinadas a crianças de 10 e 11 anos. Segundo Ethel Maciel, a ideia é que, à medida que novos lotes cheguem, o governo amplie a faixa etária para a imunização.
“A dengue é uma doença que conhecemos. O controle do vetor é difícil, por isso a vacina é uma conquista. Mas precisamos diminuir os óbitos”, declarou a secretária, completando que governo não vai interromper a imunização nos dias de carnaval.
Assista à entrevista da secretária (22min7s):
Número de mortes
Na 4ª feira (7.fev.2024), o Ministério da Saúde confirmou que 54 pessoas morreram por dengue no Brasil em 2024. Na última atualização, da 3ª feira (6.fev), tinham sido notificadas 40. O número de casos prováveis da doença no país é de 392.724.
Com a inclusão dos novos dados, o Rio Grande do Sul passa a integrar a lista dos Estados em que foram notificadas mortes pela doença. Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal mantém o maior número de vítimas.
Eis o número de mortes por Estado:
- Minas Gerais – 11;
- Paraná – 10;
- Distrito Federal – 8;
- Santa Catarina – 5;
- São Paulo – 6;
- Goiás – 4;
- Rio de Janeiro – 3;
- Rio Grande do Sul – 2;
- Mato Grosso – 2;
- Amapá – 1;
- Bahia – 1; E
- Espírito Santo – 1.