É mentira que o pobre é mais burro que o rico, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (20.jun.2024) que é mentira que os pobres são “mais burros” que os ricos. Durante anúncio de investimentos em instituições federais de ensino do Ceará, o petista criticou a elite e os formados na USP (Universidade de São Paulo).

“A gente quer ter o direito de competir com ele [rico] no vestibular, desculpa, no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Quer ter a chance de disputar, sentar lado a lado e ver quem estudou mais. Dizem que pobre é mais burro que rico, é mentira”, disse.

Durante a visita a Fortaleza (CE), Lula anunciou R$ 779 milhões para a expansão e consolidação de instituições federais de ensino e da saúde no Ceará”. Os recursos são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

CRÍTICAS À ELITE E À USP

No discurso, o petista criticou diversas vezes a elite brasileira e sua contribuição para o “problema” da educação no Brasil. Segundo o presidente, os mais ricos nunca se importaram com as instituições brasileiras porque seus filhos iam estudar fora do país.

Lula disse ainda que a USP, que recentemente perdeu o posto de melhor universidade da América Latina para a UBA (Universidade de Buenos Aires), da Argentina, formou muitos intelectuais que governaram o Brasil, mas que “esqueceram” do povo.

“A USP ainda hoje é a melhor universidade do país e até hoje ainda forma muitos extraordinários quadros intelectuais, empresários, economistas, filósofos, historiadores, ou seja, forma inteligência nesse país e durante muito tempo essa inteligência governou esse país. E é por isso que o povo foi esquecido”, disse.

Assista ao evento (1h46min):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.