Os prefeitos dos municípios do Rio Grande do Sul realizaram uma marcha até o Palácio do Planalto na tarde desta 4ª feira (3.jul.2024). O grupo quer uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar da liberação de recursos depois da tragédia causada pelas enchentes.
O grupo se aglomerou em frente à rampa do Palácio do Planalto e cantou o hino do Rio Grande do Sul. Presente no ato, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT-RS), disse que grupo esperava entregar um documento ao presidente sobre as perdas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e outras questões municipais.
“Já recebemos alguma coisa, mas precisamos de mais ajuda do governo federal. Não vamos desistir de reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse Orsi.
Assista (2min20s):
Nas redes sociais, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), manifestou apoio aos prefeitos. O gestor pediu pela regulamentação do plano de recursos para as ações de reconstrução do Estado, o Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), e pela reposição das perdas de arrecadação.
“É a força dessa nossa união, todos nós por todos nós, que irá garantir o apoio e o suporte que nosso povo aguerrido precisa e merece para reerguer um Rio Grande ainda mais forte”, disse Leite em seu perfil do X (ex-Twitter).