O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), pediu nesta 4ª feira (3.jul.2024) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), divulgue qualquer plano que possa ter para encerrar o conflito com a Rússia.
“Se Trump sabe como acabar com esta guerra, ele deveria nos dizer hoje. Porque se há riscos para a independência da Ucrânia, se há riscos de perdermos a soberania, queremos estar preparados para isso”, disse Zelensky em entrevista à Bloomberg TV.
O apelo veio em resposta às declarações do republicano, que disse durante debate na 5ª feira (27.jun) com o atual presidente Joe Biden (democrata), conseguir “resolver” a guerra antes mesmo de assumir o cargo, caso vença as próximas eleições presidenciais.
Embora não tenha detalhado publicamente seus planos para a Ucrânia, o republicano destacou que encerrar o conflito na Europa seria uma de suas prioridades se retornar à Casa Branca.
Zelensky também questionou o futuro do apoio dos Estados Unidos depois das eleições de 5 de novembro, ponderando se a Ucrânia continuaria a receber o mesmo nível de suporte norte-americano fornecido durante a administração Biden.
“Minha mensagem é: se eles têm o plano, ele pode não ser público por causa das eleições, mas acho que temos que saber antes para nos prepararmos”, declarou.
Trump, durante o debate, rejeitou a exigência do presidente Vladimir Putin, de que a Ucrânia ceda 4 de suas regiões à Rússia como condição para o fim do conflito.
No entanto, indicou estar considerando um acordo que impediria a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), especificamente em relação à Ucrânia e à Geórgia.