O ministro do Esporte, André Fufuca, disse que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a atuação de Israel na Faixa de Gaza é “corajosa e essencial”. O chefe do Executivo comparou a ação do exército israelense ao nazismo.
“A declaração do presidente Lula sobre Gaza é corajosa, essencial e destaca a importância da paz e solidariedade entre as nações. É fundamental que a comunidade internacional não ignore o sofrimento do povo palestino, vítima de crimes que exigem punição”, disse em seu perfil no X (ex-Twitter) nesta 2ª feira (19.fev.2024).
No domingo (18.fev), Lula comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou o presidente brasileiro a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, onde esteve para participar da cúpula da União Africana.
Assista (2min43s):
Depois da declaração, Lula foi alvo de críticas e também de um pedido de impeachment de congressistas de oposição, que ainda deve ser protocolado.
O governo de Israel pede uma retratação do petista, que também foi declarado “persona non grata“. O Poder360 apurou que ele não deve pedir desculpas. Em resposta, ordenou o retorno do embaixador brasileiro em Israel.