Infra em 1 Minuto: Política de preços da Petrobras segue nebulosa 1 ano após adoção

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (14.jun.2024) mais um episódio do programa Infra em 1 Minuto. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre os principais assuntos relacionados ao setor de energia.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 91º episódio, Rodrigues fala sobre o 1º ano da nova política de preços da Petrobras para o diesel e a gasolina produzidos em suas refinarias. A companhia aprovou a estratégia em 15 de maio de 2023, depois de 6 anos de vigência do PPI (Preço de Paridade de Importação).

Atualmente, o valor dos combustíveis considera o preço praticado pelos concorrentes e o “valor marginal” da estatal. Segundo a Petrobras, o valor marginal é “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”. Os reajustes não terão periodicidade definida. Eis a íntegra do comunicado publicado em 16 de maio de 2024 (86 KB).

A aprovação foi uma vitória para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E marcou uma mudança significativa na gestão da estatal que, desde 2016, sob o governo de Michel Temer (MDB), praticava o sistema de PPI –amplamente criticado pelo governo petista.

O PPI considerava as variações da taxa de câmbio e o valor do barril de petróleo no mercado internacional. Também eram levados em conta valores de frete em navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. Depois dessa medida, a estatal passou a ter lucros sucessivos e distribuiu dividendos de maneira recorde.

Para o sócio do CBIE, a metodologia atual “continuou tão nebulosa quanto no dia em que foi anunciada”. E continua: “Desde a última alteração de preços, há cerca de 240 dias, a gasolina vendida nas refinarias da Petrobras ficou com defasagem média negativa de 1,3% em relação à cotação internacional. No caso do diesel, que acumula aproximadamente 170 dias sem ajuste, a defasagem média ficou negativa em 4,2%”.

Segundo Pedro Rodrigues, a falta de reajustes impacta negativamente o setor de energia no Brasil. “A manutenção dos preços da gasolina tornou o etanol menos competitivo em parte significativa do território nacional. Já para importadores, assim como para refinarias independentes, a principal dificuldade foi manter a competitividade”, diz.

Assista (3min8s):

INFRA EM 1 MINUTO

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