Executivos listam dicas para impulsionar negócios; leia

O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias empresas é celebrado nesta 5ª feira (27.jun.2024). A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para aumentar a conscientização sobre as enormes contribuições dos pequenos negócios.

Dados do governo federal indicam que as micro e pequenas empresas representam 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Além disso, os pequenos negócios correspondem a 99% das empresas brasileiras.

O Poder360 reuniu dicas de executivos de como fomentar o negócio. Leia:

  1. digitalize a empresa: o cofundador e CGO da Social Digital Commerce, Diogo Olher, afirma que os empreendedores devem investir em experiências de compra personalizadas, qualidade e celeridade nas entregas, sempre priorizando a opinião dos consumidores, com o intuito de aprimorar cada vez mais o atendimento e a satisfação do cliente;
  2. invista em processos logísticos eficientes: o setor de transportes desempenha papel fundamental dentro das empresas, principalmente após o crescimento nacional do comércio. Por essa razão, os empresários devem combinar técnicas e modais para alcançar ganhos de escala, fidelização e melhor desempenho econômico para os empreendedores, afirma Alvaro Loyola, country manager da Drivin Brasil.
  3. reduza gastos com energia elétrica: o mercado livre de energia está disponível para para pequenas e médias empresas, sejam indústrias ou comércios, que estejam ligados na Alta Tensão desde janeiro.“Fatores como preços, prazos de pagamento, fonte de geração de energia e flexibilidades no consumo são negociados entre ambas as partes livremente no mercado livre de energia”, diz Rodrigo Morais, coordenador comercial da Safira Energia.
  4. implemente um sistema operacional: investir em ferramentas tecnológicas e softwares de gestão (ERP, PDV, Hub de Integração), que auxiliam na administração da empresa diariamente, ajuda a manter o controle de todas as frentes do negócio mitigando, desta forma, os possíveis erros que podem ocasionar em desperdício de tempo e dinheiro, além de comprometer a imagem da empresa, afirma Tiago Dalvi, CEO da Olist.
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